Características dos Factores de Auto-estima, Orientação Motivacional e Stress Pré-competitivo Jogadores de Futebol de Equipas Que Militam na 1ª Divisão da Cidade de Maputo

Por: André Carlino Alpaca, Filipe Quefasse Fumbeco, Noemia Luciano de Castro e Vicente Alfredo Tembe.

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O estudo teve como objectivo caracterizar factores influentes de auto-estima, orientação motivacional e stress pré-competitivo em futebolistas da 1ª divisão da cidade de Maputo. A amostra foi constituída por 109 futebolistas com idade compreendida entre os 18 e 38 anos. Aplicou-se os questionários da auto-estima versão de Vasconcelos-Raposo & Freitas (1999), orientação motivacional desenvolvida por Fernandes & Vasconcelos-Raposo (2010) e ansiedade pré-competitiva desenvolvida Chagas (1995). Foi assumida a distribuição dos indicadores nos factores etiquetados pelos autores supracitados. O factor de auto-estima negativa apresenta M±DP=3.40±1.33 e o factor de auto-estima positiva M±DP=2,46±1,28. O factor da orientação motivacional ego apresenta M±DP=2,87±1 e orientação motivacional tarefa apresenta M±DP=2,27±1. O factor stress pré-competitivo somático apresenta M±DP=3,01±1,31, stress pré-competitivo cognitivo apresenta M±DP=2,61±1,39 e stress pré-competitivo auto-confiança apresenta M±DP=2,61±1,32. Os resultados levaram a concluir que os factores predominantes nos futebolistas da 1ª divisão da cidade de Maputo são a auto-estima negativa, orientação motivacional para ego e stress pré-competitivo somático.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.