Características Percebidas do Ambiente e Af: Estudo Comparativo Entre Dois Grupos de Idosos Praticantes e Não-praticantes de Programa de Exercício Físico

Por: .

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Os níveis de Actividade Física (AF) de uma pessoa passam por alterações no decorrer de toda a sua vida, apresentando uma tendência de declínio, em termos de intensidade, que varia de acordo com o aumento da idade. Tal facto parece estar associado e influenciado por inúmeros factores, sejam eles individuais e/ou ambientais. Assim o presente estudo foi norteado pelos seguintes objectivos: 1) Comparar o volume de AF realizada em ambos os grupos; 2) Verificar as associações existentes entre a AF e as Características Percebidas do Ambiente (CPA) nos grupos pesquisados. A amostra foi composta por 2 grupos; um que já participava de um programa de exercício físico há pelo menos um ano (Grupo Experimental - GE); e um outro grupo que ainda não havia iniciado as suas actividades no programa de exercício físico (Grupo Controlo - GC). Os instrumentos utilizados foram: o Questionário de Envolvimento Ambiental (Environment Module) para a avaliação das CPA; para a avaliação da AF foram utilizadas mensurações obtidas por acelerómetros. De acordo com os grupos analisados, verificou-se que os indivíduos do GE acumularam um maior volume de AF realizada (AFMV); as CPA mostraram-se associadas com a AF. Dadas as associações verificadas, foi possível evidenciar a potencial influência do ambiente na AF dos idosos pesquisados.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.