Características Psicológicas de Mulheres na Terceira Idade Praticantes de Exercícios Físicos Regulares e Não Praticantes de Exercícios Físicos

Por: Érico Felden Pereira e Maria Cristina Chimelo Paim.

Atividade Física, Lazer & Qualidade de Vida: Revista de Educação Física - v.2 - n.1 - 2011

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar se existem diferenças nos índices das Peculiaridades Tipológicas do Sistema Nervoso de mulheres na terceira idade praticantes de exercícios físicos regulares e não praticantes de exercícios físicos. A amostra foi composta por 30 mulheres com mais de 55 anos sendo 15 praticantes de exercícios físicos regulares e 15 que não praticam nenhum tipo de exercício físico. O instrumento de medida utilizado foi o "Questionário de Strelau" que identifica as seguintes Peculiaridades Tipológicas do Sistema Nervoso: Força dos Processos da Excitação (FPE); Força dos Processos da Inibição (FPI); Mobilidade do sistema nervoso (M) e Equilíbrio entre os Processos de Excitação e Inibição (E). Os resultados indicam que, com exceção da variável Equilíbrio dos Processos de Excitação e Inibição, os índices dos dois grupos não apresentam diferenças estatisticamente significativas.

Endereço: http://seer.libertar.org/revistas/uea/index.php/refisica/article/view/11/pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.