Características Psicométricas Inicias do Psychological Characteristics Of Developing Excellence Questionnaire em Contextos Desportivos: Estudo Preliminar de Adaptação e Validação da Versão em Língua Portuguesa

Por: Filipe Teixeira, Isabel Fernandes, Jorge A. Castro, José Fernando A. Cruz, Ricardo Teixeira e Rui Sofia.

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo visou analisar as características psicométricas iniciais do “Questionário das Características Psicológicas para o Desenvolvimento da Excelência” (QCPDE), originalmente desenvolvido por MacNamara e Collins (2011; “Psychological Characteristics of Developing Excellence Questionnaire”). Este instrumento é constituído por 59 itens distribuídos por seis fatores: (a) apoio para sucesso a longo prazo, (b) visualização utilizada durante o treino e a competição, (c) dificuldades/necessidades de coping face a pressões de performance e desenvolvimentais, (d) capacidade de organização e envolvimento em prática/treino de qualidade, (e) avaliação de desempenhos e trabalho dos “pontos fracos” e (f) apoio dos outros para competir de acordo com o potencial. O estudo foi realizado junto de uma amostra de 291 atletas, com idades compreendidas entre os 14 e os 36, de ambos os sexos. Os participantes competiam em diferentes escalões competitivos de variadas modalidades individuais e colectivas (canoagem, andebol, futebol, futsal, basquetebol, atletismo e kickboxing). Os resultados das análises univariadas e multivariadas realizadas, sugerem uma estrutura factorial muito próxima da versão original e reflectem os bons índices de fidelidade e a validade de constructo desta versão inicial em língua Portuguesa, evidenciando características psicométricas iniciais muito promissoras deste novo instrumento. Os resultados são apresentados e discutidos sugerindo-se não só pistas para a investigação futura desta medida geral de competências psicológicas, mas também as suas potenciais implicações para a investigação no domínio do desenvolvimento de talentos e da excelência no desporto.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.