Resumo

O presente estudo visou analisar as características psicométricas iniciais do “Questionário das Características Psicológicas para o Desenvolvimento da Excelência” (QCPDE), originalmente desenvolvido por MacNamara e Collins (2011; “Psychological Characteristics of Developing Excellence Questionnaire”). Este instrumento é constituído por 59 itens distribuídos por seis fatores: (a) apoio para sucesso a longo prazo, (b) visualização utilizada durante o treino e a competição, (c) dificuldades/necessidades de coping face a pressões de performance e desenvolvimentais, (d) capacidade de organização e envolvimento em prática/treino de qualidade, (e) avaliação de desempenhos e trabalho dos “pontos fracos” e (f) apoio dos outros para competir de acordo com o potencial. O estudo foi realizado junto de uma amostra de 291 atletas, com idades compreendidas entre os 14 e os 36, de ambos os sexos. Os participantes competiam em diferentes escalões competitivos de variadas modalidades individuais e colectivas (canoagem, andebol, futebol, futsal, basquetebol, atletismo e kickboxing). Os resultados das análises univariadas e multivariadas realizadas, sugerem uma estrutura factorial muito próxima da versão original e reflectem os bons índices de fidelidade e a validade de constructo desta versão inicial em língua Portuguesa, evidenciando características psicométricas iniciais muito promissoras deste novo instrumento. Os resultados são apresentados e discutidos sugerindo-se não só pistas para a investigação futura desta medida geral de competências psicológicas, mas também as suas potenciais implicações para a investigação no domínio do desenvolvimento de talentos e da excelência no desporto.

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