Características Sociais do Jogador de Futebol Profissional na Primeira Divisão do Estado de São Paulo.

Por: Walter Gama.

70 páginas. 1990

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar as características sociais e a origem dos jogadores de futebol profissional da 1ª Divisão do Estado de São Paulo; visou também analisar a diferença existente nos fatores como cor da pele, de escolarização e renda salarial entre os jogadores dos clubes considerados grandes e pequenos do futebol profissional da 1ª divisão do Estado de São Paulo; além disso, o estudo buscou verificar quais as maiores influências que os jogadores receberam para se tornarem profissionais de futebol. Participaram deste estudo 230 jogadores de futebol profissional, devidamente registrados em carteira de trabalho, que responderam a um questionário contendo 18 perguntas, sendo 17 delas fechadas e uma aberta. O tratamento estatístico foi de natureza descritiva com análise não-paramétrica para as questões que envolveram as comparações entre os jogadores de clubes grandes e pequenos. O perfil do jogador de futebol profissional da 1ª Divisão do Estado de São Paulo, obtido neste estudo indica ser a maioria de cor branca, solteiro, residindo com familiares, com idade aproximada de 24 anos. Em relação ao nível de escolaridade dos jogadores, os resultados demonstraram que apenas 10% não concluíram o 1º grau. A maioria dos jogadores são oriundos de famílias cujos pais possuem formação escolar incompleta do 1º Grau e todos os pais exercem alguma ocupação profissional. Com relação à diferença existente nos fatores cor da pele, escolarização e renda salarial entre os jogadores dos clubes considerados grandes e pequenos, os dados obtidos não mostraram diferenças significativas. O nível salarial encontrado foi de NCz$ 2.976, 00, o que pode ser considerado baixo se não for levado em consideração os proventos recebidos após vitórias e conquistas de títulos. Quanto aos fatores de influência que faz com que os jogadores optem para a carreira de profissionais do futebol, os resultados demonstraram como sendo a família (pai e mãe) o agente mais importante entre todos.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1400&listaDetalhes%5B%5D=1400&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.