Caracterização da Atuação Profissional de Psicólogos com Pessoas Portadoras de Deficiência Mental

Por: Eliane Aparecida Campanha Araújo.

198 páginas. 1995

Send to Kindle


Resumo

A questão da Atuação do Psicólogo tem sido objeto de preocupação de muitos estudos. Pesquisas sobre as condições da atuação do psicólogo, em nosso meio, têm se multiplicado, analisando vários determinantes sobre o tema. A presente pesquisa teve por objetivos caracterizar a atuação de psicólogos, considerando seu objeto de estudo e os procedimentos e técnicas aplicados ao trabalho com as pessoas portadoras de deficiência mental, e descrever as relações que os próprios psicólogos estabeleciam entre a sua atuação profissional e as condições de formação recebidas durante o curso. Para tanto, foi construído um roteiro de entrevista, sob a forma estruturada, contendo 17 questões - sendo parte delas abertas e parte fechadas. Tal instrumento de coleta de dados foi aplicado em cinco psicólogas que atuavam com a referida população em Associação de Pais e Amigos do Excepcional (APAEs), no município de São José do Rio Preto/SP. Os resultados mostraram que, do ponto de vista do objeto de estudo, os motivos que levaram as psicólogas a optarem pela atuação com p.p.d.m. eram circunstanciais; a população atendida situava-se predominantemente na faixa escolar; a conceituação do fenômeno centrava-se na pessoa e a orientação teórica adotada atendia parcialmente às necessidades de estudo. Do ponto de vista dos procedimentos e técnicas, as atividades e técnicas utilizadas apresentavam um enfoque tradicional e visavam o desenvolvimento da p.p.d.m. apenas no contexto da Instituição; os recursos materiais estavam coerentes com a faixa etária da população atendida e o trabalho em equipe restringia-se à "discussão de casos". A pesquisa apontou a necessidade de se atualizar as informações veiculadas pelos cursos de Formação e a importância dos pesquisadores em Psicologia produzirem e divulgarem conhecimento acessível, de acordo com os problemas apresentados pelos psicólogos praticantes no decorrer da atuação com a população em questão.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=2000&listaDetalhes%5B%5D=2000&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.