Caracterização da Atuação Profissional de Um Grupo de Fisioterapeutas da Cidade de Curitiba

Por: Vera Lúcia Israel.

106 páginas. 1993

Send to Kindle


Resumo

Este estudo procurou caracterizar a atuação profissional de um grupo de 89 fisioterapeutas da cidade de Curitiba, realizando um levantamento de alguns aspectos dessa atuação. Foram investigadas as funções que estavam sendo exercidas por esses participantes, as áreas de atuação, os locais de trabalho, as atividades que os fisioterapeutas estavam desenvolvendo, e levantou-se os aspectos positivos e dificuldades encontradas por estes profissionais em sua prática. O objetivo de estudo foi a atuação profissional do fisioterapeuta, tendo sido aplicado um questionário composto de 12 questões (abertas e fechadas). As respostas dos participantes foram sistematizadas em categorias através de análise de conteúdo. Os principais resultados obtidos com a categorização inicial tiveram um tratamento estatístico destacando e reforçando os dados mais relevantes para caracterização dos aspectos escolhidos da atuação profissional do grupo de fisioterapeutas. O grupo era predominantemente do sexo feminino (78.7%), com faixa etária entre 21 e 30 anos (86.5 %), formados pela PUC-PR (64.0 %), antes de 1990 (61.8 %). O atendimento em clínicas foi o mais citado com 51.7 %, sendo 47.2 % em clínica de caráter particular. A função mais exercida foi a de "fisioterapeuta" (82.0 %); a área mais freqüentemente indicada foi "traumato-ortopedia" (33.7 %); e a atividade mais desenvolvida com 76.4 % foi "atendimento propriamente dito". Os aspectos positivos ressaltados foram com relação aos benefícios para o cliente (70.8 %), e as dificuldades encontradas mais comumente se referiram ao profissional e seu aperfeiçoamento (66.3 %). Foi realizada uma análise dos principais dados obtidos sobre a prática dos fisioterapeutas participantes, na qual foi estudado um modelo de profissão, a relevância social da Fisioterapia e os principais estudos da literatura. Tendo sido abordada a necessidade de uma mudança na atuação do profissional para que se cumpra de forma mais adequada suas funções tradicionais e, principalmente, as funções sócio-educacionais da Fisioterapia e do fisioterapeuta perante a comunidade onde atua.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1437&listaDetalhes%5B%5D=1437&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.