Caracterização do Desenvolvimento de Crianças (6-36 Meses) Participantes em Aulas de Adaptação Ao Meio Aquático Para Bebés

Por: , Felipe José Aidar, J. T. Neto, M. Martins e M. Vieira.

Motricidade - v.2 - n.2 - 2006

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Resumo

91 { Investigação Martins, M; Moreira, A.; Silva A.; Aidar, F.; Neto, J.T.; Vieira, M.;(2006). Caracterização do desenvolvimento de crianças (6-36 meses) participantes em aulas de adaptação ao meio aquático para bebés. Motricidade 2 (2): 91-98 Resumo Este trabalho tem como objectivo a caracterização do desenvolvimento de crianças (6-36 meses) participantes em aulas de adaptação ao meio aquático para bebés, em diversas áreas (motricidade global, motricidade fi na, linguagem, área cognitiva e autonomia social). É também objectivo deste estudo analisar a importância que os pais atribuem a cada uma das áreas de desenvolvimento e à sua relação com a práctica desta actividade aquática, assim como os motivos pelos quais os pais inscreveram os seus fi lhos nestas aulas. Uma amostra de 66 bebés integrou este estudo. Foi aplicado aos pais das crianças un questionário adaptado de Fonseca (1989) 6, baseado num programa de facilitação do desenvolvimento nas suas diferentes áreas. Como principal conclusão podemos dizer que que os motivos que levaram estes pais a escolher a “natação para bebés” se enquadram na área da saúde e desenvolvimento e, em menor percentagem, a área do lazer e relação social. A relação desta actividade com a melhoria do domínio motor apresenta maior expectativa por parte dos pais. Palavras-Chave: bebés, meio aquático, desenvolvimento Data de submissão:21-12-2006 Data de aceitação: 14-03-2006 Abstract Characterization of the development of children (6-36 months) participant in lessons of adaptation to the aquatic way for infants This work has as objectivo the characterization of the development of children (6-36 months) participant in lessons of adaptation to the aquatic way for bebés, in diverse areas (global motricidade, fi ne motricidade, language, cognitiva area and social autonomy). He is also objectivo of this study to analyze the importance that the parents attribute to each one of the development areas and to its relation with the práctica of this aquatic activity, as well as the reasons for which the parents had inscribed its children in these lessons. A sample of 66 bebés integrated this study. Suitable questionnaire of Fonseca was applied to the parents of the children (Fonseca, 1989) 6, based in a program of facilitation of the development in its different areas. As main conclusion we can say that that the reasons that had taken these parents to choose “swimming for bebés” if fi t in the area of the health and development and, in lesser percentage, the area of the leisure and social relation. The relation of this activity with the improvement of the motor domain presents greater expectation on the part of the parents. Keywords: infants, half aquatic, development Caracterização do desenvolvimento de crianças (6-36 meses) participantes em aulas de adaptação ao meio aquático para bebés Marta Martins ¹; António Moreira 1, António Silva 2, Felipe Aidar 2,4, Jaime Tolentino Miranda Neto 3e Mônica Vieira 2,3 1 Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Portugal 2Universidade de Trás-os-montes e Alto Douro, Portugal 3Faculdades Unidades do Norte de Minas (FUNORTE), Montes Claros, Minas Gerais, Brasil 4Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais, Gabinete Militar do Governador (CEDEC/GMG - MG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil miolon2-vol2b.indd 29 17-07-2006 0:01:28

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