Caracterização do Ambiente Escolar Relacionado a Aulas de Educação Física, Recreios, Atividades Físicas Extracurriculares e Espaços Físicos em Pelotas-rs

Por: Alan Goularte Knuth, e .

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - v.20 - n.5 - 2015

Send to Kindle


Resumo

O objetivo foi descrever o ambiente escolar relacionado à aula de educação física (EF), disponibilidade e tempo de recreios, oferta de atividades físicas extracurriculares e espaços físicos nas escolas de ensino fundamental (públicas e privadas) de uma cidade no sul do Rio Grande do Sul. Estudo descritivo transversal. Realizou-se entrevista com gestor escolar ou professor de EF para a descrição das aulas de EF, recreio e atividades extracurriculares, assim como uma observação padronizada da existência e qualidade dos espaços físicos disponíveis. Em 71,7% das 99 escolas há EF de 1° a 4° série. Em 59,6% das escolas ocorrem atividade físicas extracurriculares. Em 71,2% dos casos estas atividades não são pagas e a dança é a atividade mais frequente, seguida do futsal. Em apenas 10,1% das escolas foi verificada a existência de ginásios esportivos (40,0% nas privadas e 4,8% nas públicas). Maior disponibilidade e qualidade de quadras externas, salas internas, salas de mídias e áreas verdes foram consistentemente encontradas nas escolas privadas do que escolas públicas. Os achados indicam uma diferente cobertura de aulas de Educação Física nas séries iniciais e precarização das escolas públicas quando comparadas às privadas, em termos de espaços físicos. A ampliação do acesso e qualidade dos es- paços escolares relacionados a atividade física é uma contribuição importante para a juventude escolar.
 

Endereço: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/RBAFS/article/view/6146/5171

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.