Caracterização dos Parâmetros Ventilatórios e Antropométricos dos Ciclistas do Município de Fusagasugá

Por: Alejandro Méndez Uricochea, ángel Gabriel Montoya Pachón, Daniel Fernando Cadavid Velásquez, Diego Fernando Gutiérrez Domínguez, Juan Pablo Reyes e Pablo Yamir Peralta Beltrán.

Impetus - v.11 - n.1 - 2017

Send to Kindle


Resumo

Este artigo descreve o desenvolvimento de uma caracterização fisiológica e morfologica de um grupo de 15 ciclistas competitivos na ciudade de Fusagasugá. Os cuales, são distribuídos nas categorias juvenis, pré juvenis, sub 23 e elite. Um teste de ergo-espirométria (teste de passo máximo), a fim de encontrar os parâmetros ventilatórios e avaliação antropométrica para determinar a composição corporal y Somatotipo. Os dados obtidos, permitiram fazer um análise comparativa com outros trabalhos similares (Neumann, Basanta), para comparar a condição física e estrutura antropométricas dos indivíduos da população con aqueles de alto desempenho. O estudo mostra que os dados iniciales forman parte de um projeto de macro longitudinal, que permitiu a caracterização da amostra para projetar adaptações e modificações do processo de formação futuras. Os dados são apresentados por meio da análise da W/kg, que identifica a potência de cada um dos ciclistas (tendo em mente que estes dados são utilizados hoje em dia como um ponto de referência para os processos de formação em alto rendimento). O VO2 foi obtido diretamente e comparados com os dados de ciclistas espanholas de alto desempenho, assim como a composição corporal. Os dados mostram diferenças em relação à potência, níveis de VO2 menor do que os relatados por outros grupos, com excepção dos obtidos na categoria juvenil. A estrutura do corpo em termos de percentagens do músculo e gordura está nos intervalos definidos por Muñoz e Cabanes, mas os dados do somatotipo (endo, meso, ecto) diferem grandemente com os valores referenciados. 

Endereço: http://revistaimpetus.unillanos.edu.co/impetus/index.php/Imp1/article/view/181

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.