Caracterização Episódica Sobre o Tema da Saúde nos Currículos de Formação em Educação Física em Uma Universidade Federal Pública

Por: Ivan Marcelo Gomes e .

Motrivivência - v.31 - n.60 - 2019

Send to Kindle


Resumo


Investiga como se dão as caracterizações episódicas do tema da saúde nos currículos do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo. Trata-se de uma investigação qualitativa na qual se acessaram documentos curriculares e se entrevistaram sete professores dos cursos de licenciatura e bacharelado. A chave de análise dos dados é enfocada na teoria da estruturação de Anthony Giddens, sobretudo, na noção de episódio. Os dados apontam para três episódios: I) sobre a ruptura com o currículo mínimo e a presença exógena do tema da saúde; II) sobre relação ao redirecionamento para a formação de professores e a saída do Centro Biomédico; III) sobre o nascimento de um novo curso e seus paradoxos. Essa caracterização episódica nos possibilita problematizar como o tema da saúde vem sendo abordado nos currículos de formação em EF – inclusive sobre a pouca presença no curso de licenciatura e a majoritária biologização no curso de bacharelado.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2019e61593

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.