Caracterização do Perfil Retrospectivo do Dirigente Esportivo de Clube de Futebol Profissional da Primeira Divisão, Entre os Anos 2003 e 2007

Por: e Rubens Eduardo Nascimento Spessoto.

Revista Portuguesa de Ciências do Desporto - v.9 - n.2 - 2009

Send to Kindle


Resumo

O propósito desta investigação foi o de analisar a evolução do perfil sócio-econômico e cultural retrospectivo dos gestores das organizações esportivas profissionais que atuaram na primeira divisão de futebol do Distrito Federal, Brasil,  durante as edi- ções do Campeonato Brasiliense, entre os anos de 2003 e 2007. Como perfil foram entendidas as características gerais, aspectos e caráter delimitados neste trabalho. Foi uma pesquisa do tipo descritiva e retrospectiva, que utilizou como instrumentos de investigação o questionário e a análise documental de dados, onde foram estudados os 19 dirigentes máximos que adminis- traram os seus clubes nestas competições, quanto às seguintes variáveis: gênero, faixa etária, nível de escolaridade, estado civil, ocupação principal, renda mensal pessoal e cargo ocupado no clube esportivo. Os resultados apontaram que esses gestores são indivíduos do gênero masculino, casados, na faixa etária de 46 a 55 anos, que têm ocupação principal de funcionário públi-co, com curso superior incompleto ou completo, renda mensal entre US$ 1422,64 a mais de US$ 1778,31, ocupantes do cargo de presidente de seus respectivos clubes esportivos.

Endereço: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232009000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.