Caracterização e perspectivas da Educação Física nas Escolas Estaduais de 2º Grau da Grande Florianópolis

Por: Maria Fermínia Luchtemberg de Bem.

111 páginas. 1995

Send to Kindle


Resumo

Caracterizar e analisar o ensino da Educação Física no 2° Grau em Santa Catarina foi o objetivo central deste trabalho. Para contextualizar e entender o processo ensino-aprendizagem dividiu-se este estudo em dois níveis de investigação. No primeiro nível levantou-se dados referentes à administração e organização das 46 UEs (Unidades escolares) Estaduais localizadas na Grande Florianópolis, e no segundo nível foram abordadas as propostas dos professores e a receptividade dos alunos sobre as questões curriculares. Os dados quantificáveis foram analisados por procedimentos estatísticos descritivos do SAS (Statistical Analysis System). Partindo-se de categorias de análise, foram listados os elementos mais significativos que representam as concepções e tendências mais marcantes no processo ensino/aprendizagem. Observou-se que a disciplina Educação Física é atingida pela falta de condições ideais de trabalho e pela evasão de alunos provocada pela legislação que sustenta as dispensas em Educação Física. Esta investigação aponta para uma atitude dos alunos de 2° Grau em Santa Catarina que valoriza as aulas de Educação Física, apesar de centrar seus interesses na prática esportiva formal e criticar, de certa forma, os conteúdos, a metodologia e determinadas ações do professor. A mesma atitude positiva foi encontrada junto aos professores que, apesar dos problemas técnico-administrativos das escolas, estão preocupados com a atualização de seus conhecimentos e acharam viável uma proposta curricular com conteúdos teórico-práticos para a Educação Física no 2° Grau.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1677&listaDetalhes%5B%5D=1677&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.