Caracterização da Transição da Idade Adulta Para a Terceira Idade Quanto Ao Estado Nutricional, Composição Corporal e Percepção da Qualidade de Vida

Por: Jaqueline Girnos Sonati.

57 páginas. 2007 09/02/2007

Send to Kindle


Resumo

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS,1995) os programas desenvolvidos na área de nutrição vêm apresentando formas de melhorar a qualidade de vida daqueles que estão no processo de envelhecer. A expectativa de vida tem aumentado de forma significativa nos últimos anos, evidenciando a importância de se preparar à população adulta para um envelhecimento de sucesso. Este estudo tem por objetivo o desenvolvimento de uma caracterização da etapa de transição da idade adulta para a terceira idade quanto aos aspectos do estado nutricional e da composição corporal correlacionados com a análise da percepção de aspectos da qualidade de vida de pessoas nestas faixas etárias. O estudo avaliou 13 adultos e 34 idosos de um bairro na periferia de Campinas sendo avaliados: índice de massa corporal, composição corporal pelo método de bioimpedância tetrapolar e a qualidade de vida com a aplicação do instrumento de inquérito Whoqol-bref. A análise estatística correlacionou o estado nutricional, segundo classificação de Lipschitz e segundo padrão da Organização Mundial da Saúde, com aspectos da percepção da qualidade de vida, comparando os dados obtidos em grupos de adultos e idosos. Os resultados mostraram predominância numérica da população feminina entre os idosos, baixa escolaridade incluindo nível de analfabetismo alto, baixa renda familiar, alto índice de sobrepeso e percentual de gordura corporal acima da normalidade. Quanto à qualidade de vida, apesar da limitação do número de indivíduos e de não ser observada diferença significativa entre grupos, notou-se tendência de melhor percepção de aspectos específicos da qualidade de vida entre os indivíduos idosos quando comparados com os adultos.

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000410067&opt=1

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.