Resumo

Este estudo surgiu da participação de um grupo de professores de educação
física em um projeto social que visitou 10 cidades em diversos estados do país,
que apresentam baixo índice de desenvolvimento humano, realizado pela
emissora de canal fechado ESPN, com aliança da UNICEF e Instituto Esporte
e Educação. A ação levou uma proposta de educação pelo esporte constituído
de vivências de jogos voltadas para crianças e jovens de 7 a 14 anos, oficinas e
capacitação aos professores das regiões. Cada etapa teve duração de cinco dias
e trouxeram experiências marcantes que são o objeto deste estudo. O método
utilizado para a pesquisa foi a observação assistemática que segundo LAKATOS
e MARCONI (1991) é comumente empregada em estudos exploratórios. Nas
reflexões realizadas pelos professores do projeto, foi levantada a hipótese de
relação das atitudes apresentadas pelas crianças e jovens nos jogos oferecidos,
com os costumes, compromissos e identificação com a comunidade. Na busca
pela sistematização destas discussões, os municípios foram descritos pelos
seguintes tópicos: origem, educação e cultura, relação dos professores com a
cultura local, reação dos professores com o projeto, características das crianças
e jovens e suas reações diante de jogos esportivos cooperativos e competitivos.
Foram encontradas relações entre as atitudes positivas nos jogos oferecidos,
tanto competitivos ou cooperativos, com o compromisso do professor com a
cultura local e quando as ações da comunidade estavam mais voltadas para o
coletivo. Já as ações negativas tiveram associação com professores que
apresentaram menor compromisso e população com menor sentimento de
comunidade e identificação com a sua cultura. É importante frisar que este
estudo foi baseado em relatos de observação que sofrem a influência de cada
pesquisador, tornando-o subjetivo. Por isso a pretensão deste estudo é a de
unicamente afirmar e expor a observação de um padrão na relação alunos e
comunidade com costumes e identidade cultural.

Acessar