Carreira Docente e Autopercepção de Competência Profissional: Uma Análise com Professores de Educação Física do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) em Maringá-PR/Brasil

Por: Ademir Faria Pires, Deisy de Oliveira Silva, e .

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Foi objetivo analisar o ciclo de carreira docente e a autopercepção de competência de professores de Educação Física do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) em Maringá-PR. Usou-se uma metodologia de tipo descritivo exploratório, o estudo teve como amostra 18 professores de educação física (12 mulheres e 6 homens), atuantes em sala de aula no período da coleta, em 2014. Aplicou-se a Escala de autopercepção de competência profissional em educação física e desportos (Nascimento, 1999) e um questionário adaptado sobre os cinco ciclos da carreira docente, baseado em Farias (2010). Metade do grupo pesquisado (n=9) encontrou-se no 3º ciclo, sete professores no 4º ciclo e dois professores no 5º ciclo da carreira. Destes, apenas três se perceberam predominantemente no seu ciclo pertencente e 3 parcialmente, ambos do 3º ciclo. O restante dos professores se auto perceberam em ciclos inferiores. Os professores consideraram-se, em geral, com domínio suficiente ou quase total nas competências, porém o 3º ciclo se destacou com 100% das respostas no domínio quase total. Em geral, o ciclo de carreira docente percebido dos professores não correspondeu ao ciclo ao qual pertencem, identificando-se com características inferiores. Os professores que mais se aproximaram de seu ciclo conforme sua autopercepção foram os mesmos que apresentaram experiências esportivas passadas e competência profissional percebida com domínio quase total em todos indicadores (professores do 3º ciclo). Tais resultados podem apontar uma espécie de retrocesso e desinteresse profissional do restante do grupo pesquisado, por outro lado, pode significar sentimento de vitalidade, interesse e expectativas profissionais na carreira.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.