Carreira Esportiva de Nadadores: o Que, Onde e Por Quanto Tempo Nadar?

Por: Ana Luiza Rocha Lisboa, Everton Rocha Soares, Francisco Zacaron Werneck, Géssyca Tolomeu Oliveira, Graziele Maciel Jorge, Mauro Dinis Sousa, e .

Caderno de Educação Física e Esporte - v.17 - n.2 - 2019

Send to Kindle


Resumo

ntrodução: Uma carreira esportiva apresenta diversas fases de desenvolvimento e apresentam características específicas. Uma avaliação longitudinal necessita conhecimento sobre a carreira dos atletas e resultado em competições. Objetivo: Analisar os resultados da carreira de nadadores do Estado de Minas Gerais, durante o período de 2002 à 2016, e identificar as preferências competitivas (tipos de prova), transferências para outros clubes e o momento do abandono desses nadadores. Método: Foram analisados os resultados das principais competições estaduais da carreira esportiva de 4756 nadadores. Os dados foram coletados no site da federação estadual e transcritos em uma tabela, foi realizada análise descritiva e inferencial. Resultados: A partir da análise dos resultados, das categorias mirim à sênior, foi possível estabelecer que os atletas optam por competir em menores distâncias e no nado livre, que o tempo para se transferirem de um clube é de dois anos e que o abandono ocorre próximo aos 14 anos. Conclusão: Conclui-se que que os atletas preferem provas de velocidade, que a carreira da maioria dos atletas é breve, e que os melhores resultados precedem o abandono, aos 14 anos.

Endereço: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/23123

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.