Carreira Esportiva no Vôlei de Praia: Desafios da Transição de Modalidade e a Conciliação com a Carreira Acadêmica

Por: , Sidinei Pagotto dos Santos, Wanderson Mees Velten e Wesly Ottoni.

XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO

A conciliação entre a formação esportiva e a acadêmica de jovens atletas é um tema que tem sido alvo de diversas investigações (SOARES et al., 2011; STAMBULOVA et al., 2009). Esse processo de conciliação entre a carreira esportiva e outra carreira tem sido denominado de dupla carreira. Os/as jovens que se aventuram nessa empreitada dupla têm um longo, difícil e árduo caminho a seguir, conciliar estudos e carreira esportiva. Lidar com os estudos e com as transições de carreira requer esforço e gera preocupação constante para os atletas, de modo que manter-se nesta dupla dedicação demanda um suporte e envolvimento das pessoas que estão ao seu redor. Especialmente a transição de fase de juvenil para a categoria adulto/profissional é um momento decisivo para alcançar um alto nível de rendimento e traz novas demandas, sendo importante traçar um planejamento e um balanceamento do estilo de vida e do gerenciamento do tempo para enfrentá-la (STAMBULOVA et al., 2009). Neste contexto, o presente estudo objetivou analisar o processo de conciliação e transição da carreira esportiva de jogadores de vôlei de praia da Grande Vitória na faixa etária entre 18 e 25 anos. Para tanto realizamos entrevistas semiestruturadas, realizadas com o objetivo de conhecer com profundidade a rotina de treinos, e conciliação da vida acadêmica e vida pessoal dos investigados, bem como as expectativas de futuro e projetos de vida. A entrevista foi realizada com 6 jovens, 3 do sexo masculino e 3 do sexo feminino, que treinavam regularmente em uma equipe de vôlei de praia.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.