Carta ao Comitê Organizador do XVII Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa: em Defesa da Arte e da Literatura nas Ciências do Desporto e na Educação Física

Por: , Helena Bento, e Teresa Marinho.

XVII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Nós, professores e pesquisadores pertencentes ao movimento da Lusofonia abaixo listados, manifestamos nosso apoio ao fortalecimento das pesquisas e atividades que veiculem e disseminem os componentes da Arte e da Literatura no âmbito do Desporto e da Educação Física. No decorrer do XVI Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa (2016), ficou manifesta, por meio da exposição de Artes Plásticas “EM JOGO, Desporto, Arte e Lusofonia”1 , a importância da Arte e da Literatura, ação que se aproximou das iniciativas realizadas na segunda e na terceira edição do movimento, em que vimos as primeiras exposições artísticas e publicações inéditas: “O desporto na arte” (1991; 1992)2 . Não obstante, no que tange às diversas linhas temáticas que foram estabelecidas na XVII edição (2018), a Arte e a Literatura foram olvidadas enquanto corpus teoricus que constituem uma área temática. Por esta razão, cabe a seguinte indagação: • Por que estamos olvidando e ignorando manifestações tão insignes como a Arte e a Literatura no âmbito do Desporto e da Educação Física?

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.