Editora Ministério do Esporte. Brasil 2018. 70 páginas.

Sobre

Perspectiva histórica da governança

A governança tem sido uma área de grande evolução nas questões relacionadas à gestão de organizações públicas e privadas. A questão fundamental que preocupava as pessoas comprometidas com as organizações, sejam públicas ou privadas, era procurar formas de garantir que os gestores tomassem decisões de acordo com o interesse geral dos interessados e não somente seguindo vontades pessoais (CLARKE, 2004).

O surgimento das discussões acerca da governança das organizações no mundo corporativo surge na década de 1930, logo após o crash da bolsa de Nova York, com a publicação das primeiras obras que analisaram algumas alterações que acorreram nas corporações daquela época. A principal mudança está relacionada à separação da propriedade e da gestão, já que, no início do século XX, tanto o capital quanto a gestão das empresas estavam sob responsabilidade de uma única pessoa ou família.

A pulverização da propriedade das empresas, por meio das ações nas bolsas de valores, permitiu o surgimento das diretorias executivas que contavam com profissionais contratados para conduzir as operações diárias e que certamente passaram a influenciar as tomadas de decisões das organizações. O poder passava a ser compartilhado entre os donos das empresas e administradores profissionais, o que trouxe uma gestão mais moderna e menos personalizada.

Arquivo