Cartilha de Governança em Entidades Esportivas Lei 9.615/98

Por: , , Raimundo da Costa Santos Neto e .

70 páginas. Ministério do Esporte. 2018

Send to Kindle


Sobre a Obra

Perspectiva histórica da governança

A governança tem sido uma área de grande evolução nas questões relacionadas à gestão de organizações públicas e privadas. A questão fundamental que preocupava as pessoas comprometidas com as organizações, sejam públicas ou privadas, era procurar formas de garantir que os gestores tomassem decisões de acordo com o interesse geral dos interessados e não somente seguindo vontades pessoais (CLARKE, 2004).

O surgimento das discussões acerca da governança das organizações no mundo corporativo surge na década de 1930, logo após o crash da bolsa de Nova York, com a publicação das primeiras obras que analisaram algumas alterações que acorreram nas corporações daquela época. A principal mudança está relacionada à separação da propriedade e da gestão, já que, no início do século XX, tanto o capital quanto a gestão das empresas estavam sob responsabilidade de uma única pessoa ou família.

A pulverização da propriedade das empresas, por meio das ações nas bolsas de valores, permitiu o surgimento das diretorias executivas que contavam com profissionais contratados para conduzir as operações diárias e que certamente passaram a influenciar as tomadas de decisões das organizações. O poder passava a ser compartilhado entre os donos das empresas e administradores profissionais, o que trouxe uma gestão mais moderna e menos personalizada.

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.