Cartografando a Construção do Atual Perfil de Leitor de Textos Literários Egresso das Aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio

Por: Rodrigo Alves dos Santos.

Revista Brasileira de Educação - ANPED - v.22 - n.71 - 2017

Send to Kindle


Resumo

Este texto se detém sobre alguns dos documentos reguladores da disciplina de língua portuguesa oferecida nas escolas de ensino médio do Brasil: Parâmetros Curriculares Nacionais (1999); PCN+ ensino médio (2002) e as Orientações curriculares para o ensino médio (2006). Busca-se uma resposta à questão: quais as (re)configurações do perfil do aluno-leitor de textos literários a ser entregue pela escola regular à sociedade? Constata-se que o egresso da escola de nível médio, então nomeado como um leitor crítico de textos literários, teve o seu perfil formatado nos textos oficiais aqui analisados, sendo resultado de uma engenhosa articulação de concepções e saberes que, na trama do poder/saber, permitiram sua “natural” aparição na configuração atual da disciplina de língua portuguesa do ensino médio.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1413-247820170004&lng=pt&nrm=iso

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.