Cartografia do Futebol em Juazeiro do Norte

Por: Alana Mara Gonçalves,.

IX Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física CHELEF

Send to Kindle


Resumo

Devido à dispersão/ escassez de dados, relatos e documentos que retratem com clareza as práticas esportivas no contexto do Brasil e, especificamente no Recife, sentiu-se a necessidade de resgatar essas fontes para a sistematização como forma de registrar a História disponibilizando para estudantes, professores e pesquisadores, além da população recifense um acervo que não só resgate a memória, mas, sobretudo possibilite a reflexão de questões que envolvem o esporte na cidade de Recife. Neste sentido foi criado o Cento de Memória do Esporte no Nordeste-Recife, que se propõe pesquisar acerca das práticas esportivas na Região Nordeste, no final do século XIX e início do século XX. O Centro de Memória do Esporte no Nordeste (CMEN), foi criado no ano de 2003, com o objetivo de fazer um resgate da memória esportiva da região, tendo como ponto de partida o Estado de Pernambuco, mais precisamente a cidade de Recife. A primeira ação que está sendo executada é a catalogação dos acervos icnográficos da cidade, bem como a construção de um arquivo com materiais sobre o Esporte. As investigações serão realizadas através de documentos, instituições, personagens, depoimentos, jornais e fotografias. Acreditamos assim que um importante passo está sendo dado para o resgate e a reconstrução da História do esporte no Recife. O CMEN, conta atualmente com seis integrantes, sendo dois Professores Doutores, uma Mestranda e três Acadêmicos de Graduação. Existem três linhas de pesquisa dentro do CMEN: 1) Esporte e Cidade 2) Educação Física Escolar 3) Memória, Esporte e Cultura. As três linhas atualmente estão inseridas em pesquisas junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação científica (PIBIC), sob a orientação do Professor Doutor Ricardo de Figueiredo Lucena e dispõe de um aluno bolsista de Iniciação Científica e um aluno bolsista voluntário. Tem também apoio do Projeto Enxoval/ UFPE que financiou a compra de equipamentos de informática e publicará parte da produção sob o título de “Cadernos de Memória”. Este material servirá como referência para a consulta sobre a História do Esporte no Estado. O CMEN já gera bons frutos e esperamos que cada vez mais consiga se desenvolver trazendo consigo assim o resgate da memória esportiva do Nordeste, bem como da História do povo nordestino e as relações entre o Estado e os indivíduos componentes da sociedade no passado.

Endereço: http://cev.org.br/biblioteca/anais-do-ix-congresso-brasileiro-de-historia-do-esporte-lazer-e-educacao-fisica-chelef

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.