Categorias de Base: Uma Análise da Formação e Profissionalização dos Jogadores de Futebol Formados nos Clubes de Pelotas/rs

Por: Daniel Vidinha da Silva.

107 páginas. 2015 29/04/2015

Send to Kindle


Resumo

Esta dissertação, vinculada à temática do futebol, abordou os processos de forma- ção de jogadores em cinco clubes da cidade de Pelotas – RS. O estudo teve como objetivos mapear e descrever as propostas para as categorias de base destes clubes, bem como identificar e analisar a procedência, a rotatividade, a escolarização e as tendências de profissionalização e reconversão profissional desses jovens aspirantes a jogador. A metodologia utilizada foi a etnografia. Além disso, foram utilizados instrumentos comumente aplicados na netnografia (etnografia virtual). Diários de campo, entrevistas semiestruturadas, questionários, fontes imagéticas e análise de artefatos virtuais foram alguns dos instrumentos utilizados no estudo. A conclusão do estudo aponta que os clubes profissionais da cidade carecem de maiores planejamentos e investimentos na estrutura e na gestão de suas categorias de base. A ausência destes fatores estimula a rotatividade dos jovens por diferentes clubes, dentro e fora da cidade, e direciona os clubes a prática de uma “arquitetura” provisória de equipes. Também ficou evidenciado que entre os jogadores pesquisados existe uma relevante defasagem e evasão escolar. Há uma expressiva inserção dos jovens formados nos clubes da cidade no futebol profissional (16% da amostra) se comparada a outros contextos estudados, o que referenda o argumento da cidade ser um polo estadual na formação de jogadores. Apesar desta notoriedade, há um consenso entre os interlocutores sobre a necessidade de uma reconfiguração nas propostas formativas dos clubes, especialmente dos profissionais. Também parece ser necessária a criação de mecanismos de interferência estatal neste processo, mecanismos estes que estimulem o cumprimento de leis que resguardem minimamente o futuro destes jovens.

Endereço: http://wp.ufpel.edu.br/ppgef/arquivo-de-dissertacoes-2015/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.