Resumo

O Centro Municipal de Extensão e Atividades Recreativas (CeMEAR) é um projeto da Secretaria Municipal de Educação de São Carlos, interior do estado de São Paulo, Brasil. Desde 2019, suas atividades ocorrem no bairro Jardim Gonzaga, região que abriga famílias com grande vulnerabilidade social. O CeMEAR tem como objetivo geral atender crianças e adolescentes, entre 5 e 16 anos no contraturno escolar, por meio de oficinas lúdicas e transformadoras. E dentre seus objetivos específicos conta com a prática de votações e da tomada de decisões coletivas, garantindo uma abordagem participativa e democrática no processo de aprendizado. O referencial teórico-metodológico é embasado na Pedagogia da Autonomia (Paulo Freire) na Pedagogia Crítico-Social (José Carlos Libâneo) e Enfoques de Pesquisa e Ação Docente (Marilda Silva). As atividades do CeMEAR são desenvolvidas a partir de um tema gerador (que pode ser tanto mensal quanto semanal) que emerge das rodas de conversa dialógicas no início das oficinas entre a professora e os alunos do projeto. Daí em diante são conduzidas votações, nas quais se chegam a decisões coletivas, sempre proporcionando uma abordagem participativa e democrática na educação. Essa diversidade possibilita que os participantes se tornem protagonistas de sua jornada na aprendizagem, fortalecendo seu sentimento de pertencimento e empoderamento. O propósito desta pesquisa é analisar como a aprendizagem ocorre no cotidiano de um projeto, resultante das votações e construções coletivas realizadas pelos participantes. Buscamos compreender como o projeto tem se desenvolvido ao longo desse período, considerando a participação ativa dos envolvidos nas decisões e elaboração das atividades.