Cenário das Atividades Complementares nos Cursos de Licenciatura em Educação Física nas Universidades Federais do Rio Grande do Sul

Por: Carla Rosane Carret Machado.

120 páginas. 2014 28/03/2014

Send to Kindle


Resumo

Este artigo objetiva apresentar o cenário da implementação das Atividades Complementares (AC) nos currículos dos cursos de Licenciatura em Educação Física, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais instituídas na Resolução CNE/CP 02/2002. E também a relevância deste componente curricular para a formação do professor, sob o ponto de vista dos coordenadores dos cursos de Licenciatura em Educação Física das cinco universidades federais do estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa documental e exploratória desenvolvida por meio do levantamento de dados, de análise e sistematização. Constatou-se que a operacionalização das AC ainda está um tanto obscura, o indicador dessa tendência são as lacunas referentes à regulamentação, qual seja pouca clareza com relação à maneira de realizar as atividades elencadas, de como serão avaliadas, de como conscientizar os alunos da autonomia que têm a respeito deste componente. Os coordenadores dos cursos foram unânimes em posicionarem-se favoráveis a presença das AC nos currículos, numa dimensão de oferecer ao aluno a possibilidade de complementar sua formação acadêmica e profissional com vivências fora da sala de aula.

Endereço: http://wp.ufpel.edu.br/ppgef/arquivo-de-dissertacoes-2015/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.