Cenários de um Descompasso da Pós-Graduação em Educação Física e Demandas Encaminhadas à Capes

Por: Fórum de Pesquisadores das Subáreas Sociocultural e Pedagógica.
Send to Kindle


Resumo

O presente documento é fruto do acúmulo de discussões realizadas por  pesquisadores em três reuniões que ocorreram em agosto de 2014 no Centro de  Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES,  1, em dezembro de 2014 na Escola de Educação Física da Universidade Federal Vitoria) do Rio Grande do Sul (UFRGS, Porto Alegre) Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR, Curitiba)

O documento expressa preocupações, mas também contém proposições para com os rumos da pós-graduação em Educação Física, que está, juntamente com as  áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, situada na Área 21 da  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Enfoca, mais  especificamente, os problemas vivenciados por duas das subáreas da Educação Física,  quais sejam, a sociocultural e a pedagógica4 e suas decorrências para a constituição e  autonomia do próprio campo da Educação Física. Contempla os seguintes conteúdos:  um breve diagnóstico acerca da situação/problema; e um conjunto de demandas que visam contribuir para a superação das dificuldades identificadas.

O documento que ora se divulga é de responsabilidade do Fórum de  pesquisadores das (sub)áreas sociocultural e pedagógica da Educação Física, o qual foi  constituído por ocasião das reuniões acima referidas.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.