Integra

O Centro Esportivo Virtual — CEV, criado no Núcleo de Informática Biomédica (NIB) da Unicamp, em janeiro de 1996, como parte de uma tese de doutoramento defendida na Faculdade de Educação Física FEF-Unicamp, é um Centro Referencial de Informações sobre Educação Física, Esportes e Lazer, que tem como objetivo ser a porta de entrada para a informação esportiva nacional e internacional, atendendo desde esportistas e estudantes com interesses gerais até pesquisadores e profissionais da área.

Instalado no Laboratório de Informação e Multimídia em Educação Física e Esporte - LIMEFE, da Universidade Católica de Brasília - UCB, o CEV, com 5 anos de existência completados em julho, tem uma frequência média de visitas de 350 mil hits por mês e, nas 92 listas de discussão tem 11.700 inscritos, 40 mil mensagens armazenadas e 8 milhões de mensagens distribuídas. Através dele é possível participar de reuniões virtuais, acessar bibliotecas, listas de discussões, ter contato com professores, mestres, doutores, saber notícias sobre decisões de comissões e realização de eventos.

Segundo Laércio Elias Pereira, coordenador do CEV, além de ser um fórum permanente, o CEV caminha para constituir-se em um importante centro de informações para o suporte de programas de Educação à Distância, participando dos esforços de preparação e atualização profissional em Educação Física, Esportes e Lazer. "Estamos trabalhando em uma perspectiva de Educação Continuada à Distância, ou seja, como fazemos parcerias com revistas, vamos fazer parcerias para cursos à distância em Educação Física e esportes com todos os recursos que as novas tecnologias de informação oferecem", explica Laércio.

Conforme o coordenador, temos condições e tecnologia para que um professor nos EUA dê aulas do monitor de sua casa para nossos alunos. "Podemos criar uma Universidade Virtual do Esporte, através da qual será possível utilizar a Internet para marcar jogos e campeonatos e realizar uma Olimpíada Virtual com alguém de Israel, por exemplo”.

Além disso, o CEV tem como objetivo que cada profissional tenha sua página pessoal e possa interagir em uma rede para trocar e divulgar informações pertinentes à Educação Física.

Existem muitas informações no CEV que estão ao alcance de todos. Mas, para fazer parte das listas de discussão e das videoconferências do Centro Esportivo Virtual, é preciso acessar o site www.cev.org.br e começar a navegar.

Apoio e participação

Baseado em pessoas (vetores de tecnologia), e com o apoio do Ministério Extraordinário dos Esportes, o CEV conta com a colaboração desde consultores, suporte e administradores das listas de discussão (coordenadores de páginas e administradores de listas de discussão) até o visitante, que encontra em cada página um mecanismo de interação para comentar, sugerir e/ou acrescentar alguma informação. "São 120 mestres, doutores, alunos e simpatizantes que trabalham voluntariamente e com muito entusiasmo", diz Laércio Elias Pereira. "Os servidores do CEV são mantidos pela Unicamp (Portal); Católica de Brasília (Centro Operacional e Listas de Discussão) e ESEF Muzambinho (Escolas de EF, revistas, jornais)".

Perfil

Laércio Elias Pereira coordenador do CEV

Nascido em São Caetano do Sul - SR onde se formou e trabalhou como metalúrgico, Laércio cursou Educação Física na USP, depois de um vestibular em Sociologia. Passou por várias universidades (São Caetano, Maranhão, Paraíba, Mossoró, Minas Gerais) e foi assessor da SEED- MEC. Atualmente é professor da Universidade Católica de Brasília, onde dirige o Laboratório de Informação e Multimídia em LIMEFE, é pesquisador associado da Escola do Futuro - USP, coordena o Centro Esportivo Virtual no NIB-Unicamp, e é Coordenador de Projetos Especiais da ESEF de Muzambinho. Escreveu conto Parábola da Aula Final , foi secretário da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SEC/MA e presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte - CI3CE. Fez doutorado na UNICAMP (a tese foi o CEV) e é membro do Conselho Federal de Educação Física e do Comitê Executivo da Associação Internacional paia a Informação Desportiva - IAS!. 

Arquivo