Integra

Em 1996, Laércio Elias Pereira preparava sua tese de doutorado: um centro de conhecimento esportivo que congregasse publicações e documentos sobre a área de Educação Física. O projeto estava inicialmente previsto a virar um CD-ROM, mas com a chegada da internet no Brasil, o professor decidiu apostar no meio de comunicação que surgia e assim nascia o Centro Esportivo Virtual (CEV), que completou 15 anos no último 30 de julho. Atualmente, o CEV se destaca como ferramenta para troca de informações esportivas nacionais e internacionais, voltada para estudantes e profissionais de Educação Física das mais variadas vertentes de trabalho.

"Chegamos a ter 270 listas de discussão, que hoje estão agrupadas em 124 comunidades. Temos 27 mil pessoas cadastradas no CEV", conta Laércio. De acordo com o professor, o centro possui 26 mil itens de informação científica na Biblioteca e mais de 150 mil documentos resultantes das mensagens das listas de discussão e das notas das comunidades. A meta, segundo Laércio, é agregar 50 mil documentos e toda a legislação esportiva.

"Vamos consolidar o Atlas do CEV com as mais de 600 instituições de ensino superior cadastradas e continuar na busca dos documentos dos congressos. Já temos mais de 1.600 eventos registrados, inclusive um Congresso Brasileiro de Educação Física de 1925, cujo programa não deixa a desejar, quase um século depois", declara Laércio.

Além da difusão do conhecimento sobre a Educação Física e o Esporte, o CEV teve papel destacado na própria regulamentação profissional. Criado dois anos antes da regulamentação em 1998, o CEV serviu como ponto de encontro virtual para que as lideranças do movimento pela regulamentação profissional pudessem trocar ideias e combinar eventos. "Tivemos a sorte de que o nosso administrador da Lista de Discussão da APEF [Associação dos Professores de Educação Física, que encabeçou o movimento pela regulamentação] era o professor Jorge Steinhilber, que participava e acreditava no potencial do CEV", relembra Laércio.

De olho nos grande eventos esportivos que serão sediados no País nos próximos anos, Laércio busca parcerias para o suporte e continuidade do Centro. "Acredito que o CEV tem um importante papel a cumprir em documentação e informação esportiva", avalia. Conheça o CEV: . (JC com informações do CEV)

Acessar