Centro Esportivo Virtual Falha Como Ponto de Referência na Web

Por: Reportagem Local.

Folha de São Paulo - n.26187 - 2000

Send to Kindle


Quantas vezes você já tentou encontrar um endereço na Internet que reunisse diversas informações sobre esporte?

Pois saiba que, desde 1996, esse site existe, pelo menos na teoria.

O CEV, Centro Esportivo Virtual (www.cev.org.br), foi criado em 1996 com a finalidade de ser um centro de referência aos internautas para assuntos relacionados ao esporte em geral.

A intenção do site é reunir, em um único lugar, as mais diversas informações sobre o esporte no Brasil e no mundo.
"A proposta é que, através do CEV, o visitante chegue a qualquer informação em educação física e esportes que procura", afirma o coordenador geral do CEV, Laércio Elias Pereira.

Apesar de esse ser o objetivo do site, muitas vezes o internauta não vai encontrar o que deseja.

A confusão de links e os poucos endereços realmente úteis fazem do CEV um site incompleto.

A profusão de links e sua má distribuição pela página dificultam a navegação e podem fazer da visita ao CEV um tempo perdido. Mesmo se propondo a ser um centro de referência para os internautas, o site tem um conteúdo que deixa a desejar.

O link Biblioteca, que poderia ser o grande diferencial do CEV, tem um material escasso, o que dificulta qualquer aprofundamento do internauta em algum assunto específico. Além disso, o link para confederações esportivas do país não tem muitas informações sobre as entidades.

Apenas o link Listas de Discussão apresenta um conteúdo mais interessante para quem quer descobrir alguma coisa diferente sobre o esporte em geral.

Nele, porém, as informações acabam por muitas vezes sendo mais dirigidas ao público especializado, o que por muitas vezes afasta o internauta leigo do site.

Assim, estudantes do terceiro grau, autores de teses e professores de educação física encontram no CEV um mecanismo de intercâmbio com pessoas da área que podem ser úteis para sua vida profissional. Para o público em geral, porém, o CEV não consegue representar um centro esportivo virtual na prática.

Para Laércio Pereira, o CEV ainda é, na prática, um site longe de sua proposta inicial. "O CEV é mais um complemento das informações diárias de jornais e revistas. Serve aos interessados em informações mais técnicas ou aos que desejam aprofundar as informações da mídia, como legislação e CPIs", afirma ele.

Na página do CEV há um link para a página na Internet do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), presidente da CPI do Futebol no Senado, em que há uma série de matérias relacionadas às investigações da comissão.

Endereço: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte/fk1612200023.htm

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.