Integra

Quantas vezes você já tentou encontrar um endereço na Internet que reunisse diversas informações sobre esporte?

Pois saiba que, desde 1996, esse site existe, pelo menos na teoria.

O CEV, Centro Esportivo Virtual (www.cev.org.br), foi criado em 1996 com a finalidade de ser um centro de referência aos internautas para assuntos relacionados ao esporte em geral.

A intenção do site é reunir, em um único lugar, as mais diversas informações sobre o esporte no Brasil e no mundo.
"A proposta é que, através do CEV, o visitante chegue a qualquer informação em educação física e esportes que procura", afirma o coordenador geral do CEV, Laércio Elias Pereira.

Apesar de esse ser o objetivo do site, muitas vezes o internauta não vai encontrar o que deseja.

A confusão de links e os poucos endereços realmente úteis fazem do CEV um site incompleto.

A profusão de links e sua má distribuição pela página dificultam a navegação e podem fazer da visita ao CEV um tempo perdido. Mesmo se propondo a ser um centro de referência para os internautas, o site tem um conteúdo que deixa a desejar.

O link Biblioteca, que poderia ser o grande diferencial do CEV, tem um material escasso, o que dificulta qualquer aprofundamento do internauta em algum assunto específico. Além disso, o link para confederações esportivas do país não tem muitas informações sobre as entidades.

Apenas o link Listas de Discussão apresenta um conteúdo mais interessante para quem quer descobrir alguma coisa diferente sobre o esporte em geral.

Nele, porém, as informações acabam por muitas vezes sendo mais dirigidas ao público especializado, o que por muitas vezes afasta o internauta leigo do site.

Assim, estudantes do terceiro grau, autores de teses e professores de educação física encontram no CEV um mecanismo de intercâmbio com pessoas da área que podem ser úteis para sua vida profissional. Para o público em geral, porém, o CEV não consegue representar um centro esportivo virtual na prática.

Para Laércio Pereira, o CEV ainda é, na prática, um site longe de sua proposta inicial. "O CEV é mais um complemento das informações diárias de jornais e revistas. Serve aos interessados em informações mais técnicas ou aos que desejam aprofundar as informações da mídia, como legislação e CPIs", afirma ele.

Na página do CEV há um link para a página na Internet do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), presidente da CPI do Futebol no Senado, em que há uma série de matérias relacionadas às investigações da comissão.

Acessar Arquivo