Resumo

31

Out

2013

Por - E-mail: leidianev.reis@gmail.com

Exemplo de um espaço inovador e que promove a integração de conhecimentos, o Centro Esportivo Virtual constitui um ambiente em sintonia fina com as possibilidades de interação proporcionadas pela Internet. A proposta do site é servir como plataforma para que as pessoas possam trocar informações sobre temáticas relacionadas à prática esportiva. Para facilitar que os internautas tenham contato com assuntos que interessam a eles, o CEV possui 150 listas de discussão sobre as mais variadas temáticas relacionadas ao esporte.

Com isso, as pessoas podem participar das comunidades que estão de acordo com o perfil delas. Atualmente, o espaço virtual conta com a participação de 37 mil pessoas. A plataforma também disponibiliza uma compilação sobre produções científicas da área. Na parte de "biblioteca" do site ficam disponíveis livros e revistas relacionados a pesquisas sobre esporte. Mas esse não é o foco principal do projeto. O objetivo central é possibilitar o intercâmbio de conhecimento entre as pessoas que participam das discussões.

O Centro Esportivo Virtual foi criado em 1996 e é fruto da tese de doutorado do professor Laércio Pereira. De acordo com Laércio, desde o início, "os três pontos principais de ação são: pessoas, comunicação e biblioteca. Por isso, até hoje, o mais importante do CEV é o 'quem é quem', onde estão as pessoas que conversam e se dividem com comunidades."  A ideia inicial do pesquisador era de que o CEV fosse uma rede de pessoas, que iriam interagir e ter um banco de dados. Não é difícil perceber que a idéia frutificou e continua a crescer e envolver outras pessoas.

Laércio tem orgulho em afirmar que o CEV já serviu de incentivo para que muitas pessoas ingressassem na carreira acadêmica. Além disso, os estudantes que participaram da criação do site foram enriquecidos pelas discussões vivenciadas. Percebe-se, assim, que o Centro Esportivo Virtual é um espaço de compartilhamento de informação. Sua base está fundada sobre três áreas principais: comunicação, esporte e educação.