Centro de Memória da Educação Física, Esporte e Lazer do Ifsuldeminas – Câmpus Muzambinho: Arranjo do Fundo Institucional

Por: Lena Pacheco Santos e .

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o processo de organização do Fundo Institucional da Escola Superior de Educação Física de Muzambinho (ESEFM), faculdade fundada em 1971 e finalizada em 2010. Seus arquivos estão salvaguardados pelo Centro de Memória da Educação Física, Esporte e Lazer do IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho (CeMEFEL/IFSULDEMINAS), espaço de organização, preservação e divulgação de fontes relacionadas à história da educação física, esporte e lazer da cidade de Muzambinho e região. Criado em 2010, propõe-se a subsidiar a realização de pesquisas científicas nas áreas referidas como forma de contribuir para uma melhor compreensão das histórias da educação física em Minas Gerais, principalmente em sua região Sul. Para a consecução do objetivo proposto nos embasamos em princípios da arquivologia, balizando nossas ações no tratamento de conservação dos documentos, na construção do inventário e na elaboração do quadro de arranjo, a fim de compreender a estrutura e o funcionamento da antiga instituição de ensino superior.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.