Resumo

Este estudo aborda os centros de memória e documentação que fazem parte da Rede de Museus e Espaços de Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O objetivo principal desta pesquisa foi compreender os percursos desses centros de documentação e memória. Para tanto, buscou-se apreender o contexto de criação desses centros, o processo de aquisição e tratamento de acervo, com ênfase na experiência do Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef/UFMG). Dessa forma, o trabalho pretende contribuir com o campo da Arquivologia, especialmente em relação ao diálogo estabelecido entre centros de memória e documentação e políticas arquivísticas. Para analisar os referidos centros foram mobilizados documentos de gestão encontrados nos próprios centros e relatos do Projeto Memória na UFMG, que apontam as primeiras tentativas de se estabelecer uma gestão de documentos na Universidade. A partir da leitura e da análise de todo esse corpus documental, e de entrevistas realizadas com sujeitos ligados à coordenação dos centros, foi possível identificar que os centros de memória e documentação analisados possuem vocações distintas no que diz respeito à origem, composição e tratamento de acervos e surgem de uma escolha política da instituição.

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