Resumo

São inúmeros os fatores que contribuem para o consumo excessivo de  bebidas alcoólicas, dentre os quais, destacam-se as propagandas de cerveja que  estabelecem estreita relação entre beber e a vivência do lazer da população jovem. O  objetivo do estudo é analisar as formas de menção aos interesses culturais do lazer na  relação com comerciais de cerveja. Foram coletados em sites da internet, 39 comerciais  de cerveja veiculados na televisão, no período de março de 2009 a março de 2010,  analisados e classificados conforme a mensagem principal em quatro categorias. Do total 51,3% dos comerciais apontaram os interesses sociais do lazer, 28,2% os interesses  esportivos, 12,8% os interesses turísticos e 5,1% dos comerciais não utilizaram a  temática do lazer como argumento de convencimento ao consumo. Concluiu-se que  dentre as estratégias utilizadas pelas propagandas destaca-se o uso de imagens que fazem referência à vivencia do lazer em espaços agradáveis com ênfase na diversão e  socialização do público jovem.

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