CEV 17 Anos: Balanço e Sacolejos

Por: .

Blog do Laercio - 2013

Send to Kindle


Andei buscando assunto relevante pra comemorar mais um aniversário do CEV, e o primeiro impulso foi dizer que já durou 17 anos – para o espanto de todos – porque foi uma teimosia do coordenador e do Gerente de Tecnologia (que começou jovem e webmaster em 1996), Alexandre Moreno.

Mas, a verdade é que tivemos muiiita gente envolvida nesse curso de 17 anos. Somos 35.157 hoje, 30 de julho de 2013.

A história já foi contada nos mais de 150.000 documentos indexados como mensagens de listas de discussão até maio de 2008 e postagens nas Comunidades de lá pra cá.

Como sabemos todos, o CEV foi produto de uma tese de doutoramento em Educação Física na FEF- Unicamp, orientada pelo João Tojal, e que teve o Manoel Tubino, Fredric Litto, Renato Sabbatini, Alfredo Faria Jr., Aguinaldo Gonçalves e Braulio Araujo nas bancas de qualificação e defesa. O jeitão tecnológico veio da falecida tese de doutoramento em Ciência da Informação perdida por decurso de prazo na ECA-USP. De lá veio a tecnologia e o orientador Fredric Litto, que foi o co-orientador na Unicamp, junto com o Renato Sabbatini, que estava criando o Hospital Virtual quando estalou a ideia do Centro Esportivo Virtual durante um curso no Núcleo de Informática Biomédica da Unicamp, onde o CEV deu os primeiros passos com o apoio do Ministério Extraordinário dos Esportes – MEE. Um grupo de grandes jornalistas recém reunidos no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo – LABJOR , Juca Kfouri, Alberto Dines, José Marques de Melo… mantiveram o pique de Comunicação no primeiro Curso Especialização de Jornalismo Esportivo do Labjor, cujos estudantes foram compulsoriamente inscritos na primeira lista de discussão.

O portal CEV seria apresentado em uma reunião de diretores de escolas de Educação Física reunidos em Campinas pelo MEE em setembro de 1996.

Entre essas três possibilidades: inicio da tese em janeiro, portal divulgado em setembro, e a lista efesport-L criada em 30 de julho, elegemos o dia de criação da lista como aniversário, com a mensagem do engenheiro do Centro de Computação da Unicamp José Pinheiro:

> Date: Tue, 30 Jul 1996 17:43:12 -0300 (BSC)
> From: Jose Matheus Pinheiro Jr.
> To: LAERCIO ELIAS PEREIRA –
> Subject: Re: EFESPORT … criada.
>
> Laercio, boa tarde.
> a lista efesport-l ja foi criada.
> Saudacoes, Pinheiro.

Depois escrevo mais capítulos, especialmente os dos sacolejos.
Parabéns a todos!
Laércio

PS: Aceitamos presente de aniversário. Estamos precisando de força no Facebook. Curtir notas lá, se possível periodicamente, ajuda. Vamos viralesAR? (sim, de virales, o microrganismo bom de atravessar filtros, essencial às células vivas): https://www.facebook.com/cevnauta

Por laercio
em 30-07-2013, às 18:16

2 comentários. Deixe o seu.

Categorias:
Sem categoria.

Comentários

Depoimento de um admirador do CEV…
Conheci o Laércio em um congresso de educação física de Santos (Fitness Brasil), não me lembro exatamente o ano (possivelmente 1997), mas já acompanhava o desenrolar da lista a um tempo (embora esse tempo, na época, curto).
Lá, conversei brevemente com ele no sentido de saber mais sobre as listas de discussão e “sugar” o quanto pudesse de informação sobre o assunto.
Extremamente cordial, durante o intervalo da palestra, me deu a maior atenção, motivo pelo qual até hoje sigo suas publicações e acompanho o máximo de listas do meu interesse possível.
Daí para frente, foi só “saldo positivo” e melhorias, tento com a minha presença e participação nas listas, acompanhar o que acontece na Educação Física do Brasil e do Mundo!!
Salve.
[]´s
Erik Ávila

Por Erik Ávila
em 1-08-2013, às 9:32.

Opa, Erik,
Você esqueceu de dizer que é um dos responsáveis pelo sucesso do CEV como um dos Tocadores da Comunidade Educação Física em São Paulo
http://cev.org.br/comunidade/sao-paulo
Bebemoremos!
Laércio

PS: Sei que bebemoremos pode não ser uma expressão politicamente correta, mas é a minha homenagem a uma frase da única palestra que eu assisti do José Maria Cagigal, no INEF, antigamente, “Aquecer a conversa com um conhaque”

Endereço: https://web.archive.org/web/20130809080818/http://blog.cev.org.br/laercio/2013/cev-17-anos-balanco-e-sacolejos/

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.