Resumo

Introdução

Dia 30 de novembro de 2022 marca a data em que a plataforma ChatGPT-3 foi disponibilizada gratuitamente ao público em geral. A partir de então, vivenciamos uma aceleração da já acirrada corrida entre as grandes empresas de tecnologias, envolvendo novas dimensões em funcionalidades já conhecidas e apontando para novidades inéditas.

Entre tantas especiais características da recém lançada tecnologia, está incluído que podemos pedir que ela mesma se defina. Ao solicitarmos, vejamos o que o que ela tem a dizer sobre si mesma:

“ChatGPT-3 é o estado da arte na área de modelos de linguagem, tendo sido desenvolvido pela empresa OpenAI. Ele é baseado na arquitetura GPT-3 (Transformador Generativo Pré-treinado 3) tendo sido aprimorado via o uso de uma imensa quantidade de textos. Ele tem a habilidade de gerar textos nos moldes similares aos humanos, responder questões gerais e completar várias tarefas baseadas na utilização de linguagens. A ferramenta ChatGTP-3 desempenha bem também em um largo espectro de tarefas envolvendo processamentos de linguagem natural, tais como sumarização de textos e transformações de textos para áudios. Adicionalmente, ela tem a habilidade de gerar textos a partir de alguns poucos dados fornecidos, sendo única em sua dimensão e capacidade de resposta rápida. ChatGPT-3 é considerada um dos mais avançados modelos de linguagem disponíveis e continua, progressivamente, a ser atualizado e aprimorado”. 

O que viabiliza a ferramenta ChatGPT-3 é o advento da inteligência artificial, em especial a aprendizagem de máquina, associados a uma incrível e inédita capacidade computacional e uma quantidade impressionante de bancos de dados atualmente disponíveis.

Acessar