Cidadania e Educação Física: Matrizes Históricas e Políticas, Contradições e Perspectivas

Por: Flávio Cremasco Ferreira.

2013 22/03/2013

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Resumo

Este trabalho nasceu da constatação de que, especialmente nos últimos anos, a educação tem sido constantemente associada a "formação cidadã". Porém, raras são às vezes em que tal associação vem acompanhada de alguma explicação, ou mesmo consideração acerta do que significaria formar para a cidadania. Partindo dessa avaliação, este trabalho buscou, primeiramente, trabalhar com o conceito de cidadania, buscando entendê-lo de forma mais ampla e complexa, mas sem nenhuma pretensão de esgotá-lo. O Estado, enquanto instituição social, também foi estudado, uma vez que a responsabilidade pela garantia da cidadania costuma ser a ele atribuída. Em seguida, o trabalho buscou entender e discutir essa tão atual associação entre a educação e a cidadania, alcançando, no quarto capítulo, a área da educação física escolar. 

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000905844&opt=1

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