Editora ABEC. Brasil None. 108 páginas.

Sobre

Prefácio

No final do século XX, a partir das mudanças impostas pela evolução da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), uma revolução começou a se desenhar também nas ciências. Primeiramente, com o advento da internet e de suas possibilidades, pode-se intercambiar documentos digitais, o que foi conhecido como Arquivos Abertos (Open Archives). Da mesma forma que, esta revolução causou uma crise nos periódicos, devido a um modelo de restrição de acesso por assinatura, fez surgir o movimento de acesso aberto à informação científica. Como resultado aos movimentos de abertura das ciências, culminamos agora com as ciências abertas.

O Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União, em 2018, iniciou ações voltadas ao governo aberto, dentre os quais conta o Compromisso pela Ciência Aberta. Com isso, o governo federal tem buscado estabelecer mecanismos para incentivar a Ciência Aberta no Brasil, por meio da governança dos dados científicos. Assim, devemos criar uma grande articulação entre o governo e os atores envolvidos na geração de ciência em nosso país, objetivando o avanço da ciência aberta no Brasil, que também, de certa forma estará alinhado às necessidades governamentais.

Nesse contexto, a Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC - Brasil), alinhada a esse movimento governamental, oferta a sua parcela 8 de apoio, publicando textos e promovendo eventos que apresentam diversas ações da ciência aberta. Assim, aceitando ao convite para participar do Compromisso, a ABEC Brasil se compromete em articular ações com os editores científicos, inserir palestras em seus eventos, divulgar notícias em seus canais de comunicação social e produzir conteúdo que estimulem e divulguem a importância da Ciência Aberta.

Cabe destacar que a ABEC Brasil, desde a sua criação, em 28 de Novembro de 1985, tem atuado no apoio à melhoria das publicações científicas nacionais, com a oferta de informações relevantes e atualizadas com o melhor que ocorre no cenário internacional no que tange a publicação e editoração científica. Diante disso, a importância desta obra é fundamental na atualização dos editores e de seu staff editorial, face a um movimento que abre as ciências e impacta diretamente em todo o processo de criação e disseminação da informação científica.

Rui Seabra Ferreira Jr

Presidente da ABEC

Arquivo