Resumo

Objetivo:
O projeto intitulado “Cinema para trabalhadoras da EEFD/UFRJ: a produção de sentidos e de prazer” conjuga três dimensões, quais sejam: o lazer enquanto área de investigações, as questões de gêneros, e o cinema. Seu objetivo geral é exibir filmes que versem sobre aspectos referidos ao universo feminino para as mulheres que trabalham nos serviços de limpeza da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ. Os objetivos específicos são quatro: a) garantir um espaço de fruição do cinema; b) criar oportunidades de ampliação do universo cultural; c) abrir um locus de reflexão sobre si mesmas em confronto com outras realidades; d) elevar a autoestima e o poder.

Métodos/resultados:
São exibidos, semanalmente, filmes de variados gêneros e diretores, em um intervalo concedido na jornada de trabalho diária. São feitas entrevistas com a intenção de avaliar se os objetivos do projeto estão sendo alcançados, e os resultados obtidos demonstram que elas estão ampliando seu universo cultural e se empoderando a ponto de intervirem em seu ambiente privado, como se pode notar nas frases seguintes: “Vocês têm que ver os filmes que eu assisto lá na faculdade. Daí eu conto e todo mundo diz que vai baixar e tal.” (G. 32 anos); “Outro dia assisti de novo A Cor Púrpura. Ia passar no gatonet e falei para o meu marido. Ele se interessou e assistimos juntos (L. 28 anos)”; Ih, professora, eu tiro a maior onda quando falo dos filmes que assisto aqui!(M. 35 anos)”.

Conclusão:
É possível verificar que essas mulheres estão construindo relações com os filmes que não sabiam ser possíveis, e que estão se deslocando de uma posição de consumidoras passivas dos bens simbólicos para um lugar no qual dialogam criticamente com essas produções e com a realidade que as cerca.