Cinemática da Estabilidade do Arremesso Durante a Simulação de Um Jogo de Handebol

Por: Bayios Ioannis, Gouvali Marina, Hatziharistos Dimitris e Zapartidis Ilias.

Serbian Journal of Sports Sciences - v.4 - n.3 - 2010

Send to Kindle


Resumo

O propósito do estudo foi analisar a influência de uma atividade de simulação do jogo de handebol na performance do arremesso (velocidade da bola e precisão) e o padrão de movimento do braço de arremesso. Seis experientes jogadoras de handebol feminino realizaram 3 arremessos estáticos antes e depois de cada 10 minutos de um jogo simulado (2 tempos x 30 minutos), reproduzindo as atividades mais comuns do handebol. Uma análise de variância com medidas repetidas mostrou um efeito significativo do tempo somente no desvio de bola (F6, 30 p = 3,18, p <0,05), demonstrando uma perda progressiva no final de cada tempo de jogo simulado, enquanto a maior queda ocorreu nos últimos 10 minutos (46,2 ± 14,6 cm). A velocidade da bola não se alterou entre os testes. O padrão de movimento mostrou uma alteração relativa ao momento da velocidade máxima. Após os últimos 10 minutos do primeiro tempo de jogo simulado, o momento da maior velocidade angular (t_Vmax) do ombro gradualmente aproximou-se à do cotovelo. Durante os últimos 10 minutos do jogo simulado, a t_Vmax do cotovelo precedia a t_Vmax do ombro. A t_Vmax do punho manteve-se estável ao longo do jogo simulado. Este resultado pode ser atribuído ao esforço de manter um desempenho estável.(Trad Ceres Carvalho e Raquel Pedercini)

Endereço: http://www.sjss-sportsacademy.edu.rs/archive/details/full/kinematic-throwing-stability-during-a-simulated-handball-game-127.html

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.