Cinesiologia da Ação Muscular

Por: José Luiz Fraccaroli.

Introdução à Moderna Ciência do Treinamento Desportivo.

Send to Kindle


Resumo

É importante o estudo da mecânica muscular para as atividades diárias e desportivas, pois constantemente estão os músculos sendo solicitados. Sabendo-se. que o movimento é o deslocamento que sofrem as diversas partículas de um corpo através do espaço, vamos observar que no corpo humano êle resulta de uma integração perfeita entre o sistema locomotor e o sistema nervoso.

O corpo humano deve, então, ser considerado como uma unidade mecânica articular, na qual duas ou mais partes são reunidas através das articulações e movidas sob ação da energia mecânica produzida pelos músculos atuando diretamente sôbre os ossos que servem de alavanca. O objetivo final é a produção do movimento que poderá ser estudado sob dois aspectos. Fisiológico: no qual o músculo é extitado exteriormente através do fuso neuromuscular; esta excitação é conduzida pela via aferente ou centrípeta, sensitiva, até ao receptor (dentrito), atinge o corpo celular onde se verifica a sinapse (relação de contato entre os dentritos da célula nervosa, pelo qual se estabelece a continuidade fisiológica entre dois neurônios); retorna com a ordem através do axônio (condutor) pela via eferente ou centrífuga, motora, até atingir a placa motora, onde provocará a contração do músculo. Mecânico: o tipo da contração que irá produzir o ato mecânico do movimento traduzido pelo movimento rotatório.  

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.