Resumo

O Circo é uma arte milenar que atrai diversas pessoas no mundo todo, cativando a atenção de espectadores e praticantes em diferentes espaços de entretenimento e conhecimento. Dessa maneira, ele pode ser considerado um fenômeno multidisciplinar, observado e analisado por diferentes pontos de vista. O Circo também tem sido inserido na escola como temática, expresso em propostas curriculares ou transformado em conteúdo a ser ensinado em aulas de Educação Física. A escola, por sua vez, deve proporcionar aos alunos o desenvolvimento dos princípios de autonomia, responsabilidade, criticidade e respeito ao bem comum, além de relacioná-los com a criatividade e diversidade das manifestações artísticas e culturais. Assim, entendendo o Circo como parte integrante da produção cultural e artística de nosso país, é possível identificar que as Atividades Circenses devem integrar o projeto pedagógico das escolas, sendo ensinadas e praticadas durante as aulas de Educação Física. A relação das Atividades Circenses com a escola apresentase não como uma possibilidade de formação de artistas, mas como uma oportunidade de vivência e experiência, propiciando momentos enriquecedores aos alunos. Neste sentido, o presente estudo pretende apresentar e analisar a aplicabilidade do modelo didático proposto por Duprat e Gallardo (2010) sob os parâmetros: relevância, segurança e acessibilidade para inserção do Circo em meio ao contexto escolar.

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