Resumo

A prática pedagógica, nos mais distintos contextos educativos, vem incorporando de modo crescente as atividades circenses como um dos conhecimentos possíveis. No contexto da educação física escolar, esta afirmação é ainda mais significativa. Desta forma, observamos nas últimas décadas um importante esforço no sentido de reelaborar a pedagogia dos saberes seculares do circo e, por conseguinte, um significativo incremento da reflexão acadêmica sobre esta temática. Embora consista numa discussão recente, educadores e educandos têm demonstrado grande entusiasmo pelo assunto, revelando uma interessante oportunidade de integração entre a educação corporal, artística e estética. Precisamente, devido à incipiência do assunto, observamos muitas lacunas desde a formação inicial até o trato pedagógico em sala de aula. A partir desses pressupostos, o presente estudo teve como objetivo analisar duas experiências pedagógicas, uma no Brasil e outra na França, visando discutir criticamente suas particularidades, de modo a contribuir para futuras propostas neste campo do conhecimento. Constatamos que as atividades circenses se apresentam como um excelente conteúdo para a educação física escolar, construindo um importante diálogo entre a educação física e as artes, renovando o interesse dos alunos nas aulas sempre e quando houver um profundo investimento por parte dos professores. Observamos, por fim, que o circo contribuiu, de modo singular nas instituições analisadas, para a uma maior sensibilização corporal, bem como para uma educação estética e expressiva dos estudantes, representando um importante diferencial à educação física dessas escolas. 

Arquivo