Integra

Introdução: A história que se conta e se reconta depende do contador, não apenas de suas observações, mas, principalmente de sua visão de mundo e de sua abertura para o novo, ou apenas, para o outro. Há muitos e muitos anos o circo foi algo novo, atualmente ele causa e sofre as mudanças da sociedade a qual ele pertence, é resultado de confrontos, enfrentamentos, posicionamento político e outros fatores que compõe o seu complexo, assim como, todas as práticas corporais que conhecemos. Essa movimentação contínua nos possibilita defini-lo como algo vivo, latente e repleto de possibilidades. O circo é o lugar do espetáculo, do encontro, onde as pessoas vão mostrar ou olhar algo e toda essa cultura deve ser, de alguma forma, contemplada nos estudos das aulas de educação física (EF). Sabe-se que para estudar circo, e demais conteúdos, nas aulas de EF devemos ir além do "fazer corporal", para tanto foram utilizadas diferentes leituras sobre o tema no momento do planejamento desta proposta.

Objetivo. Este texto tem como objetivo central relatar a experiência de planejar, vivenciar, refletir e transformar, o estudo do conteúdo circo nas aulas de EF de alunos de 3 a 14 anos.

Metodologia: Muitas leituras sobre a história do circo foram fundamentais para o inicio do trabalho de planejamento, definição de temas e para a criação de textos que pudessem ser lidos para e pelos alunos. A busca por imagens que também nos contassem algo, as músicas do circo, os filmes, os personagens, os gestos, as reflexões foram outros procedimentos realizados. Tudo pesquisado ou proposto pela professora e alunos - pesquisadores. Em todas as turmas, a cada ano que o conteúdo circo se iniciava, foram realizadas as seguintes perguntas: "O que é circo?" e "O que tem no circo?" Todas as respostas eram anotadas e serviam de material para o planejamento das aulas seguintes.

Resultados: A cada ano alguns alunos trouxeram novas informações sobre o conteúdo circo, outros não, as relações, com outros conhecimentos, sempre foram feitas e por mais simples que seja, pode-se afirmar que esses alunos conhecem o circo de outra forma, não apenas do lugar da contemplação.

Conclusões: Os temas trabalhados foram: o circo em diferentes contextos, história do circo, as personagens e sua gestualidade, os animais, as leis entre outros. Esta proposta foi iniciada no ano de 2005 e desde então vem sofrendo transformações, e esta será sua rotina, pois espera-se que os temas do circo sejam abordados no "encontro" entre as aspirações do professor e as dos alunos de cada turma, visando a autonomia de ambos.