Resumo

: Este trabalho tem o intuito de organizar e fundamentar o circuito acrobático circense, desenvolvido para crianças e pré-adolescentes, com aparelhos e materiais circenses e suas especificidades. Neste artigo está definido como objetivo geral, organizar um método que propicia o desenvolvimento da criatividade e das habilidades físicas do praticante. E como objetivos específicos temos os seguintes questionamentos: como apresentar e fundamentar o circuito acrobático circense? Quais os momentos pedagógicos que integram o circuito? O circuito acrobático circense é formado por modalidades circenses tais como acrobacias, manipulação, aéreas, equilíbrio e encenação (Duprat e Bortoleto 2007, Duprat 2007). Podem ser utilizados os seguintes aparelhos circenses: a trave de equilíbrio, o trapézio, argola, trampolim acrobático, slackline, malabares entre outros. Esses aparelhos são dispostos afim de formar um circuito onde a pessoa percorra um caminho proposto. Este caminho é apresentado pelo professor, com elementos e imagens apresentado ao praticante no momento anterior ao início do circuito. As explicações são feitas na ordem do caminho proposto, aparelho por aparelho. Em cada um deles é apresentado um desafio acompanhado por uma imagem. Ao final do circuito a criança, não se depara com um conjunto de aparelhos, mas sim, com um caminho cheio de aventuras percorrido.

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