Circunferência da Cintura, índice de Massa Corporal e Fatores de Risco Cardiovascular na Adolescência.

Por: Anderson Zampier Ulbrich, Antonio Stabelini Neto, Italo Quenni de Araujo Vasconcelos, Lilian Messias Sampaio Brito, Luís Paulo Gomes Mascarenhas, Rodrigo Bozza e Wagner de Campos.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.11 - n.3 - 2009

Send to Kindle


Resumo

Embora diversos autores afirmem que a medida da circunferência da cintura (CC) é um indicador de fatores de risco cardiovascular mais confiável se comparado ao índice de massa corporal (IMC) e outros indicadores de adiposidade, estes resultados ainda não são conclusivos para população exclusivamente pediátrica. O Objetivo do presente estudo foi relacionar a CC e IMC com os fatores de risco para doenças cardiovasculares em adolescentes. A amostra foi composta por 108 rapazes e 133 moças (12 a 16 anos). A CC e o IMC foram mensurados seguindo procedimentos antropométricos usuais. Os fatores de risco para doenças cardiovasculares analisados foram a pressão arterial, colesterol total, LDL-c, HDL-c e triglicérides. Para as análises estatísticas, utilizaram-se estatística descritiva, testes de qui-quadrado e regressão logística, com p < 0,05. Os resultados sugerem que as moças com valores aumentados de IMC, apresentaram maior razão de chances de ter níveis indesejáveis de pressão arterial (OR:4,29; IC95%:1,66-14,58). Em relação à CC, as moças com valores aumentados apresentaram maior razão de chances de apresentar pressão arterial elevada (OR:4,12;IC95%:1,27-13,35) e colesterol total indesejável (OR:3,6;IC95%:1,1-11,76). Apesar das poucas relações encontradas, principalmente para os rapazes, estes indicadores antropométricos podem ser úteis para a identificação e triagem de indivíduos com valores aumentados, possibilitando uma intervenção no sentido de incorporação de hábitos alimentares e de atividade física saudáveis, principalmente, em indivíduos jovens.


 

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2009v11n3p286

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.