Classificação das Tendências da Educação Física:uma Abordagem Filosófica-educacional e Ideológica

Por: .

146 páginas. 1994

Send to Kindle


Resumo

A presente dissertação tem origem na nossa inquietação acadêmica sobre os limites da produção literária da Educação Física e na periodização política de suas tendências, formuladas no trabalho de Paulo Guiraldelli Júnior. Ao entrarmos em contato com a literatura da área, observamos que os textos predominantes eram aqueles que tratavam, exaustivamente, dos métodos de aprendizagem desportiva e de correção dos movimentos técnicos, sendo que em poucas obras, encontramos produções que trabalhavam as questões históricas, filosóficas ou educacionais. Percebida a existência dessa limitação teórica e a qualidade da contribuição prestada à Educação Física pela obra de Guiraldelli, objetivamos com o desenvolvimento da nossa pesquisa, rever os autores que construíram o referencial teórico da Educação Física, durante sua história, e produzir um texto de ordem filosófica-educacional e ideológica, capaz de remeter à apreciação da comunidade acadêmica, em primeira instância, uma Classificação de suas tendências. Com a concretização da pesquisa, esperamos poder contribuir, efetivamente, com as discussões que se fazem necessárias em relação aos objetivos pretendidos pela Educação Física e, principalmente, quanto ao nível de formação intelectual e política de seus profissionais. A possibilidade de termos um referencial teórico para analisarmos o trabalho que está se desenvolvendo nas escolas, clubes ou academias e, a que tipo de formação está servindo tais propostas, foi uma contribuição desejada na elaboração da dissertação. Metodologicamente, fomos assistidos pela Dialética Materialista de K. Marx e K. Kosik que definiu dentro da Pesquisa Bibliográfica o método de investigação e o método de exposição dos resultados. Ao final do trabalho de investigação, chegamos à definição das tendências Higienista, Militarista, Sócio-Pedagógica, Estruturalista-Sistêmica, Técnico-Científica e Histórico-Crítica da Educação Física, relacionando-os com as concepções filosóficas educacionais brasileiras de D. Saviani, e com as dimensões ideológicas de A. Gramsci

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=921&listaDetalhes%5B%5D=921&processar=Processar

Tags: Nenhuma cadastrada :(

O que são tags? Tags são palavras-chave (relevantes) usadas, no CEV, para classificar um determinado conteúdo.
Que tal sugerir uma?

Comentários


:-)





© 1996-2014 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.