Classificação e Sistematização Anátomo-funcional dos Mm. Multífidos.

Por: Thais Weber de Alencar Bojadsen .

80 páginas. 1999

Send to Kindle


Resumo

Este estudo visou analisar os Mm. multífidos, baseando-se na estreita relação que existe entre estes músculos e as desordens da coluna vertebral, e nas limitadas informações sobre sua anatomia e função. Optou-se por um estudo direto de sua distribuição anátomo-topográfica, através da dissecção de cadáveres frescos e formolizados e um estudo eletromiográfico em indivíduos adultos voluntários. Os resultados anatômicos indicam que os Mm. multífidos na região lombar apresentam maior massa muscular, além de feixes mais verticalizados e mais longos do que os Mm. multifídios na coluna torácica. Nesta região, os músculos estudados apresentam feixes mais curtos e oblíquos e estes são mais profundos e tendinosos do que os Mm.multifídios na coluna lombar. Estes dados indicam que os Mm. multífidos apresentam diferenças que podem influenciar sua função. O estudo eletromiográfico demonstrou uma ativação semelhante nos segmentos torácico e lombar e dos dois lados da coluna durante as mesmas fases do movimento. O coeficiente de variação indicou que apesar dos Mm. multífidos apresentarem atividade elétrica simultânea, ocorre uma menor variabilidade na ativação dos mesmos na região lombar, ipsilateral ao pé de apoio, e na coluna torácica contralateral ao pé de apoio. Estes resultados sugerem a possibilidade destes músculos agirem conjuntamente para estabilizar a coluna e ao mesmo tempo participarem dos movimentos rotacionais da coluna vertebral durante o andar.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1436&listaDetalhes%5B%5D=1436&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.