Resumo

Objetivos:
Esta investigação tem como objetivo geral descrever os benefícios do coaching para atletas de alto rendimento. Compreendem-se como objetivos específicos: descrever os conceitos de performance esportiva; compreender as etapas do coaching.

Métodos e Resultados:
Este estudo adotou como procedimento a pesquisa descritiva e bibliográfica balizada e caracterizada por Minayo (2007). A elaboração da investigação constitui-se por livros pesquisados nas bibliotecas da Faculdade Maurício de Nassau, e artigos e periódicos disponibilizados nos sites como scielo e google acadêmico. Os resultados encontrados apontam para o coaching como uma ferramenta estratégica (Gallwey, 1974), que fortalece e explora melhor a totalidade e potencialidade do atleta, estabelecendo metas pessoais e desafiadoras, tendo como conseqüência final um aumento do desempenho. Outro aspecto relevante é que a utilização do coaching no esporte ainda se dá de forma incipiente.

Conclusão:
Conclui-se que o coaching é uma ferramenta que possibilita um aumento da excelência esportiva, porém é pouco utilizado no esporte, uma vez que o seu processo é de médio a longo prazo. Outro fator relevante é a ausência de profissionais capacitados para sua intervenção no meio esportivo.