Cobertura da Copa do Mundo de 1950 Pelas Revistas Semanais da época: Levantamento Quantitativo e Critérios de Noticiabilidade

Por: José Carlos Marques e .

XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

A Copa do Mundo de futebol realizada no Brasil em 1950 era a oportunidade de o país se mostrar ao mundo como uma nação desenvolvida, moderna e civilizada. Nesse sentido, a imprensa nacional tinha papel fundamental ao registrar o sucesso – ou o fracasso – do evento esportivo, que despertava o interesse de milhares de brasileiros e, principalmente, modificava a vida cotidiana das cidades que sediaram as partidas entre as seleções. A partir de conceitos das teorias do jornalismo, especificamente a hipótese da agenda-setting e os crité- rios de noticiabilidade, o artigo procurará analisar como foi realizada a cobertura da Copa do Mundo de 1950 no Brasil por quatro revistas semanais nacionais da época: Careta, FonFon!, Revista da Semana e O Cruzeiro.

Endereço: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2014/index.htm

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.