Coesão de Grupo e Liderança do Treinador em Função do Nível Competitivo das Equipes: Um Estudo no Contexto do Futsal Paranaense.

Por: José Roberto Andrade do Nascimento Junior e .

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.15 - n.1 - 2013

Send to Kindle


Resumo

Este estudo analisou o nível de coesão de grupo e o estilo de liderança dos treinadores de equipes de futsal do estado do Paraná. Participaram da pesquisa, 122 atletas de quatro equipes da Liga Nacional e quatro do Campeonato Paranaense 2011 e oito técnicos, totalizando 130 sujeitos. Como instrumentos, foram utilizados o Questionário de Ambiente de Grupo, a Escala de Liderança no Desporto e uma entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados, aplicaram-se o teste Kolmogorov-Smirnov, o alfa de Cronbach, o “U” de Mann-Whitney (p < 0,05) e a Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram que as equipes participantes do Campeonato Estadual apresentaram maior nível de coesão em relação às equipes da Liga Nacional; os técnicos das equipes do Campeonato Estadual forneceram mais instruções, reforço e suporte social aos atletas, além de apresentarem estilo mais democrático se comparados aos técnicos da Liga Nacional – características também encontradas na análise qualitativa. Concluiu-se que o nível competitivo (estadual/nacional) das equipes constituiu um elemento interveniente no nível de coesão e no estilo de liderança dos técnicos.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2013v15n1p89

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.